tenor
Vencedor do VII Concurso Brasileiro Maria Callas, Eric Herrero é um tenor brasileiro muito ativo no Brasil e na Europa.
Participou da estreia europeia de Pedro Malazarte (Camargo Guarnieri) no Feldkirch Music Festival – Áustria e atua com frequência junto à Luxembourg Philharmonia desde 2013. No Festival Pézenas Enchantée – França, interpretou o papel-título de Les Contes d’Hoffmann (J. Offenbach) e Alfredo (La Traviata – G. Verdi), ao lado de ícones da ópera como Sylvia Sass, Aprile Millo, Alexander Anisimov e Eliane Coelho.
Dentre os mais de quarenta personagens em sua carreira, destacam-se Roberto (Le Villi – G. Puccini) no Theatro Municipal de São Paulo, Cavaradossi (Tosca – G. Puccini) e Don José (Carmen – G. Bizet) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Andrea Chénier no Palácio das Artes de Belo Horizonte, Maurizio di Sassonia (Adriana Lecouvreur – F. Cilea) no Theatro São Pedro de São Paulo, e Lisandro (A Midsummer Night's Dream – B. Britten) junto à OSB Ópera & Repertório.
Na América do Sul, interpretou Laca (Jenůfa – L. Janáček), Maurizio di Sassonia (Adriana Lecouvreur – F. Cilea), Des Grieux (Manon Lescaut – G. Puccini) e Princ na estreia argentina de Rusalka (A. Dvořák), junto à Buenos Aires Lírica. Sua estreia no Teatro Solís de Montevidéu se deu como Bacchus (Ariadne auf Naxos – R. Strauss), e no Chile, na Gala Lírica do Festival Internacional de Ópera Laguna Mágica.
Em seu repertório sinfônico, destacam-se Die erste Walpurgisnacht, Elias e Lobgesang de F. Mendelssohn, Nona Sinfonia e Missa Solemnis de Beethoven, Messa da Requiem de Verdi, Te Deum de Bruckner, Maria Zeller Messe de Joseph Haydn, Theresienmesse de Michael Haydn, El pesebre de Pablo Casals.
Eric participou também de importantes estreias nacionais, dentre elas, Florencia en el Amazonas de Daniel Catán, Ça Ira de Roger Waters e Poranduba de Villani-Côrtes, no Festival Amazonas de Ópera; Le Rossignol de I. Stravinsky no Theatro Municipal de São Paulo; Jenůfa (versão Brno) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Katia Kabanová no Theatro São Pedro – SP, ambas de Janáček.
Foi um dos cantores convidados pelo Theatro Municipal de São Paulo para a celebração dos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. É também uma voz importante para a cultura nacional – é o atual Presidente do Conselho Estadual de Política Cultural do Rio de Janeiro e recebeu os títulos de Cidadão Honorário Carioca da Câmara de Vereadores da capital e de Embaixador do Turismo.
Eric é também formado em Tecnologia da Produção Cultural e possui MBA em Gestão Pública. Atualmente, além de sua carreira como cantor lírico, Eric Herrero é o Diretor Artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.